miguel_miguel.miguel

GIF

Obra premiada:
Título: M-Turk CAPTCHA Moral–Ético
Modalidade:
Ano de produção:

Os robôs não são seres senciente, mas o racismo floresce muito além de corações cheios de ódio. Nenhuma malícia é necessária, nenhuma palavra racista exigida, apenas falta de preocupação em como o passado molda o presente. ” (1)

Será fruto do nosso passado tendencioso um futuro-digital igualmente construído sobre as mesmas premissas? Como parte da série “Memelândia”(2) crio um extenso banco de imagens (gifs, memes, videos, etc.) baseadas nas temáticas das pinturas que criei para essa série, como Espiritualidade mercantil, Ativismo digital, …

E convido o público a confrontar-se com questões ético-morais relacionadas às imagens, através de um CAPTCHA em realidade aumentada, simulando 
à utilizada pelo google. Gera-se a partir da interação com as obras, um banco de dados subjetivo, para questionar como ensinamos Inteligências Artificiais. Usando o resultado do cruzamento de perguntas, palavras-chave e imagens, relacionadas aos temas específicos como Racismo, Espiritualidade, Privacidade, Ativismo..

(1) Raça Depois da Tecnologia: ferramentas abolicionistas contra os novos racismos. – Ruha Benjamin
(2) https://cargocollective.com/miguelmiguelmiguel/Memelandia

https://cargocollective.com/miguelmiguelmiguel/Memelandia
IG: @miguel_miguel.miguel